ESPECIAL - JUBILEU 50 ANOS
Altar da Paróquia Santa Zita
Quem poderia imaginar quantas histórias de vida, trabalho pastoral e diversidade poderíamos encontrar na nossa querida Paróquia?
Talvez os mais jovens ou até mesmo os que chegaram a pouco mais de vinte ou trinta anos não conheçam as história das missas celebradas a céu aberto, do suor, trabalho e dedicação dos pioneiros que por aqui passaram!
Santa Zita – Jovem italiana da região de Lucca, trabalhou a vida toda como doméstica. Por isso o Papa Pio XII proclamou-a Padroeira das Empregadas Domésticas.
Nossa Senhora do Caminho – Devoção Mariana das tradições Portuguesas, da Vila de Mogadouro, Diocese de Bragança, Portugal. A região da Paróquia é povoada de Famílias Portuguesas, que inclusive ajudaram nas obras de construção da atual igreja.
Remonta a história que no ano de 1958 foi celebrada uma Missa na Praça Vista Alegre e constituída uma comissão, com o apoio das religiosas da “Ordem de Santa Zita no Brasil” para os trabalhos de construção da Paróquia Santa Zita, naquela região do bairro de Vila Maria Alta.
Nos anos que se seguiram, as Missas eram celebradas aos domingos defronte à residência da família do Sr. João Rodrigues que colocou sua casa à disposição, até que se adquirisse o terreno e construísse a igreja. Porém, toda semana era preciso encontrar um Padre que tivesse disponibilidade para celebrar para aquela comunidade que se iniciava. E conseguiam. Até que um Frei Carmelita, Thomas Motta Navarro, passa a “cuidar” daquela comunidade, inclusive visitando as famílias. As Madres Maria Amélia da Santíssima Trindade e Irmã Maria Corintha da Santa Cruz cuidavam das atividades catequéticas. Isso deu grande ânimo e empenho para os trabalhos de construção da Paróquia.
Já em 1959, no dia de São Pedro, celebrou-se, com a presença do Bispo Auxiliar de São Paulo D. Paulo Rolim Loureiro, a 1ª Missa no terreno da atual Igreja. Ao lado construiu-se uma Capela pequena, simples e provisória, onde hoje estão as duas primeiras salas da escola.
Em 21 de Abril de 1960 deu-se portanto a “Instituição Canônica” da Paróquia, em Celebração presidida pelo Cardeal Arcebispo D. Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota. O primeiro Pároco foi o Padre Rodolfo Inácio Schebesta que permaneceu até o final de 1963 quando assumiu a Paróquia o Padre Antonio Biselli.
Pe. Antonio Biselli