Meditação de Setembro - A resposta que vem do alto

02 de Setembro de 2015, por Pe. Marcel

É interessante observar: quando alguém faz uma pergunta a Jesus, ele dá uma resposta que vai muito além da pergunta e que, normalmente, não tem nada a ver com a pergunta. Um dia, a mãe de Tiago e de João pediu a Jesus que seus filhos se assentassem um à direita e o outro à esquerda no seu Reino e ele respondeu: “Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que hei de beber” (Mt 20,22)? Num outro momento, os saduceus apresentaram-lhe o caso de uma mulher que teve sete maridos e perguntaram de quem ela será na ressurreição; ele respondeu: “Com efeito, na ressurreição, nem eles se casam e nem elas se dão em casamento, mas são todos como os anjos no céu” (Mt 22,30). Depois da ressurreição, os apóstolos pediram-lhe: “Senhor, é agora o tempo em que irás restaurar a realeza em Israel?” Jesus respondeu: “Não compete a vós conhecer os tempos e os momentos que o Pai fixou com sua própria autoridade. Mas, recebereis uma força, a do Espírito Santo..., e sereis minhas testemunhas” (At 1,7-8).

O que acontece aqui? Jesus dá uma resposta que vem do alto às perguntas que vêm da terra. A mãe de Tiago e de João está preocupada com o poder e o prestígio. Os Saduceus querem que Jesus resolva um problema teológico e os apóstolos querem que Jesus os liberte da ocupação dos romanos. Todas as suas preocupações e perguntas vêm das complicações causadas pelo poder deste mundo. Jesus dá uma resposta que as pessoas não esperam, a partir de um lugar muito distante do poder deste mundo. As suas respostas vêm da mais íntima comunhão com Deus.

O que você quer ouvir de Deus, quando lhe faz uma pergunta ou um pedido? Quer uma resposta que te satisfaz na hora, uma resposta que vem da terra? Você sabe ouvir a Palavra que vem do Espírito Santo? Ninguém consegue escutar a Palavra de Deus a não ser que tenha nascido do alto. A Nicodemos ele disse: “Em verdade, em verdade, te digo: quem não nascer do alto não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3,3). Jesus não se encarnou para dar uma resposta terrena aos nossos problemas e preocupações; ele veio para nos mostrar o caminho que leva ao Céu. Este caminho é apertado e poucos são os que o encontram.

A vida espiritual é a vida das pessoas que renasceram do alto – aqueles que aceitaram o Espírito Santo que vem a nós da parte de Deus. Essa vida nos concede sair da prisão dos enredos humanos e nos liberta para uma vida em Deus. Jesus sintetizou essa vida quando disse claramente: “O que nasceu da carne é carne, o que nasceu do Espírito é espírito” (Jo 3,6).

(Tirado em parte do livro “Here and now” de Henri J. M. Nouwen)