A familiaridade com a Palavra

10 de Setembro de 2015, por Dom Sergio de Deus Borges

O profeta Isaías, homem fortalecido pelo poder de Deus, nos ensina um programa de vida bem simples para manter a familiaridade na presença do Deus vivo e ouvi-Lo: “Toda manhã Ele desperta meus ouvidos para que, como bom discípulo, eu preste atenção. O Senhor Deus abriu-me os ouvidos, e eu não fiquei revoltado, para trás não andei” (Is 50,4-5).

No programa do profeta, a atitude fundamental é a disponibilidade em escutar o Senhor. Toda manhã, Ele desperta meus ouvidos.... Toda manhã, o profeta se colocava na presença do Altíssimo para ouvir sua Palavra, para iluminar seu dia, porque ele conhecia o poder e a força vivificante da Palavra de Deus. O encontro com o Deus vivo não era ocasional nem ocorria somente nos momentos mais importantes da vida, mas era um encontro diário: toda manhã.

A familiaridade com a Palavra de Deus não nasce do acaso ou do simples desejo; é uma moção do Espírito Santo que nos anima e nos abre o coração e os olhos em direção à Palavra. E o Espírito Santo age no coração de todos, porque Deus quer salvar a todos, quer iluminar todos os homens e mulheres com a beleza de Sua Palavra. Então por que alguns têm facilidade com a Palavra e outros não? Por que existem pessoas que sentem a vontade de ler e meditar a Palavra de Deus, mas não conseguem?

A familiaridade com a Palavra nasce da graça e do domínio da vontade, porque o Espírito Santo está animando a pessoa e Deus quer lhe falar no íntimo do coração, mas a falta de costume em parar e escutar o Senhor impede o diálogo através da Palavra. Da parte de Deus está tudo certo: Ele quer falar, mas nós, no caminho do diálogo, precisamos rezar, pedindo a Deus a graça de escuta-Lo, através do treino do ouvido, da educação do corpo e da vontade.

O bom hábito (de toda manhã ou toda noite) é questão de treino, de persistência e de sã teimosia. Precisamos ter claro que, mesmo quando nossa mente está longe e o corpo reclame por outras atividades (aparentemente mais interessantes), devemos permanecer na atitude de escuta, com a Bíblia na mão e lendo, pausadamente, a Palavra do Senhor. A recompensa virá e, com o passar dos dias ou meses, poderemos dizer como Isaías: “O Senhor abriu-me os ouvidos”.

Como bons discípulos missionários, vamos aproveitar o mês de setembro, dedicado a Bíblia, e iniciar um caminho novo, de familiaridade com a Palavra de Deus, dedicando um tempo a cada dia para que o Senhor desperte nossos ouvidos. Graças à Palavra, se a meditarmos diariamente, entraremos na própria vida de Cristo à qual somos chamados a testemunhar ao nosso redor.

Dom Sergio de Deus Borges

Bispo Auxiliar de São Paulo